sexta-feira, 14 de outubro de 2011


Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou táctil.
O Homem desde sempre tenta criar nas superfícies/objectos, texturas idênticas às criadas na Natureza, logo elas são o reflexo do modo como expressamos o nosso entendimento do mundo que nos rodeia. Dependem da manipulação das matérias e das técnicas utilizadas e do modo como utilizamos as linguagens plásticas. Por meio de elementos lineares, pontuais, de manchas, incisões, etc, podemos criar texturas com características ornamentais ou funcionais. Essa é minha obra pronta na prova prática de textura.

A tecnologia desenvolve ferramentas e técnicas que influenciam de alguma forma o nosso processo criativo e a arte está ligada a esses avanços tecnologicos que existe para facilitar a vida do ser humano.
Estamos trabalhando com a arte da textura, prova prática no pólo da UAB, munícipio de Lábrea.