UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-CED
INSTITUTO
DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS-ICHL
DEPARTAMENTO DE
ARTES
RELATÓRIO FINAL DE PRÁTICAS DE
ENSINO EM ARTES PLÁSTICAS E
ESTÁGIO
SUPERVISIONADO I
Estagiário:
Maria de Nazaré Costa dos Santos
LÁBREA
2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-CED
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS-ICHL
DEPARTAMENTO DE
ARTES
RELATÓRIO FINAL DE PRÁTICAS DE
ENSINO EM ARTES
PLÁSTICAS
ESTÁGIO
SUPERVISIONADO I
Estagiário:
Maria de Nazaré Costa dos Santos
Professora ministrante: Núbia Silva Najar
LÁBREA
2012
Relatório
apresentado á disciplina de Estágio Supervisionado I, para obtenção de nota sob
orientação da professora Núbia Silva Najar.
Lábrea
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------
DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO
-----------------------------------
CONCLUSÃO
-----------------------------------------------------------------
REFERÊNCIAS ---------------------------------------------------------------
APÊNDICES
-------------------------------------------------------------------
INTRODUÇÃO
O
estágio é uma exigência da lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB
– Lei nº9394/96). O estágio é necessário a formação do profissional a fim de
adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho.
O
estágio supervisionado visa fortalecer a relação teórica e prática baseado no
princípio metodológico de que o desenvolvimento profissional implica, em
utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica, quer na vida
profissional e pessoal.
Sendo
assim o estágio constitui-se em importante instrumento, conhecimento e de
interação do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área
profissional.
Venho
ressaltar até, o presente momento dois motivos ocorridos que acarretaram no não
cumprimento de 210 horas exigidos no estágio, o primeiro foi a enchente que
inundou metade da cidade, a qual dificultou a continuação das aulas, o segundo
foi o racionamento de energia elétrica.
Entre
os meses de abril e maio de 2012 foi realizado o Estágio Supervisionado I dos
alunos de artes plásticas da Universidade Federal do Amazonas, sob a orientação
da professora Núbia Silva Najar.
A
primeira etapa do estágio foi realizada entre 30 de abril á 01de junho de 2012
em estado de observação e co-participação em sala de aula.
O
objetivo desse relatório é descrever o aprendizado citando os pontos positivos
e negativos observados durante o estágio.
DESENVOLVIMENTO
O presente relatório terá como principal
função demonstrar as etapas percorridas no decorrer deste processo.
O
referido estágio supervisionado I teve a carga horária de 90 horas realizada em
escolas no município de Lábrea AM, como exigência para o término do curso de
Licenciatura Plena em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Amazonas.
O
estágio é constituído de várias etapas as quais serão apresentadas de forma
descritiva e seqüencial, o seu desenvolvimento que aconteceu em 90 horas onde
20 horas foram destinadas as atividades de planejamento pelo professor
ministrante da EaD;10 horas para o mapeamento das escolas com ensino de artes,
20 horas estágio de observação, 30 horas estágio de co-participação e 10 horas
destinadas ao relatório final.
Já
de posse da carta de apresentação iniciei o estágio logo no dia seguinte a
liberação, pois já havia conversado com a direção e a professora regente da
disciplina de artes da escola onde iria desenvolver o estágio.
No
dia 30 de abril de 2012 deu-se inicio o estágio na Escola Estadual Educandário
Santa Rita localizada a Avenida 14 de maio, 2134- centro sob a direção da
gestora Eremita Brite Silva.
A
escola foi fundada pelo decreto nº141/64 em 11/12/1964 a mesma possui em sua
estrutura 20 salas de aulas, 01 biblioteca, 01 laboratório de informática. 01
sala de professores com banheiros para homens e mulheres, 01 secretária, 01
sala de vídeo, 01 diretoria, 01 quadra poliesportiva, 01 refeitório, banheiros
para os alunos do sexo masculino e feminino e 01 depósito de merenda.
No
relatório que se segue, procurei apresentar um panorama geral da situação
física dos ambientes escolares para o ensino de arte nesses ambientes, o espaço
é sempre um grande desafio principalmente quando falamos de uma realidade tão
diversificada como a nossa.
Uma
breve análise das condições dos espaços físicos da escola Estadual Educandário
Santa Rita, a mesma é composta por um quadro de 62 professores, 1.443 alunos,
sendo 16 turmas do 1° ao 5° ano e 30 turmas do 6° ao 9° ano do ensino
fundamental.
Há
um grande índice de aproveitamento escolar, mais também há alunos com
necessidades educacionais especiais, porém, os mesmos são atendidos por
profissionais especiais que utilizam diferentes materiais como: computadores,
TV, DVD e jogos pedagógicos para facilitar a aprendizagem do docente.
A
escola possui 20 salas de aulas com ar condicionado, cadeiras, quadro branco,
janelas, portas, mesas do professor, instalações elétricas, pinturas tudo em
bom estado de conservação e funcionamento.
A
biblioteca é equipada com livros didáticos e algumas enciclopédias, o espaço
físico da biblioteca é composto de algumas estantes, mesas e cadeiras que
comportam em média 12 alunos não sendo suficiente para atender uma sala de aula
completa.
A
escola possui um programa de incentivo a leitura chamada Leitor Nota 10 que
aperfeiçoa o aluno a motivar a leitura espontânea a partir dos livros
disponíveis na biblioteca. Durante as visitas realizadas na escola foram constatadas
a existência de laboratório de informática mais o mesmo encontra-se sem
funcionamento.
A
quadra poliesportiva não tem material esportivo suficiente apesar de sua estrutura
como cobertura, pisos, instalações elétricas e arquibancadas estarem em boas
condições de uso.
A
sala de professores está equipada e seu estado físico está em perfeita
conservação.
O
refeitório da escola é amplo arejado e com lugares suficientes para os alunos
em seus respectivos turnos, o cardápio da merenda escolar é organizado pelas
merendeiras e a própria gestora, os alimentos fornecidos são suficientes para a
demanda de alunos.
Há
identificação de banheiros masculinos e femininos, porém é regular em sua
qualidade de conservação e condições de funcionamento.
Quanto
a estrutura organizacional a gestora Eremita Brite da Silva procura desenvolver
uma gestão democrática e participativa, a escola possui a associação de pais e
mestres que representam tanto os educadores como o aluno e seus pais.
A
escola tenta ter o melhor relacionamento possível com a comunidade em especial
com a família de cada educando.
A
escola trabalha um projeto em parceria com a comunidade que é o natal sem fome
e envelhecer de bem com a vida.
Durante
meu estágio de observação na escola Estadual Educandário Santa Rita, pude
perceber a admirar o esforço da professora em ministrar as aulas de artes,
mesmo sem domínio da disciplina enquanto sua formação é matemática, a
dificuldade entre ser professora de matemática e ministrar aulas de arte
dificulta seu trabalho, afinal a professora não está ali porque escolheu e sim
por falta de professores formados nessa disciplina.
Nos
dias 29, 30,31 de maio e 01 de abril realizei meu estágio de co-participação
nas turmas de 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental sobre a regência da
professora Orgete Maria Barros de Araújo, trabalhei com cores primárias, cores
quentes e cores frias, harmonia das cores e desenho com linhas.
Durante
minha aula pude relacionar o conhecer acadêmico com a prática em sala de aula,
assim pude perceber a dificuldade e buscar aperfeiçoamento para que possa me
tornar um profissional capacitado.
CONCLUSÃO
A experiência adquirida com a
Prática do Estágio Supervisionado I me proporcionou uma reflexão sobre como é a
realidade do docente em sala de aula, de onde foram tiradas lições que irão
servir de base para o futuro professorado, em que precisamos melhorar nossos
métodos de ensino para facilitar a vida dos discentes enquanto docente e aprendiz,
sendo que a teoria não é suficiente, por isso necessita-se do estágio para uma
prática eficaz.
Sabemos que o bom profissional
não pode ficar estagnado no tempo, ele tem que estar sempre renovando. O
professor deve sempre estar se aperfeiçoando de forma contínua, deve ser
consciente de que ele é um agente transformador e que não pode estar à frente
na formação de alguém se não levar a serio a sua própria formação. Precisa sair
em busca de novos conhecimentos, precisa criar e recriar novas técnicas para
que seus aprendizes não sejam meros repetidores e sim construtores de
conhecimentos.
Devemos ser verdadeiros com
nossos alunos e acima de tudo com nós mesmos, pois estar em sala de aula é uma
lição que temos a cada dia, e seu trabalho depende da ação, pois aprendemos e
crescemos com os alunos e, estes por vezes nos têm como espelho para a sua vida
futura.
Portanto,
esta disciplina Prática de Ensino, Estágio Supervisionado I, proporcionou o
contato com a prática social, e o convívio na Escola, criando condições para
perceber os problemas inerentes à atividade docente, principalmente como o
ensino de arte.
LDB,
Lei de nº 9.394 de 20/12/1996.
Acesso
disponível em:
muito bom essas dicas umfinalista de estágio
ResponderExcluirPARABENS ...PUDE ENRIQUECER O MEU RELATORIO COM A LEITURA QUE FIZ DO SEU.....
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