domingo, 15 de junho de 2014

TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL

Atividade 1: Tecnologia na escola e na sociedade 
Esta atividade se constitui, inicialmente, da leitura do texto que segue e da elaboração de um pequeno texto com a análise do cenário de inserção dos computadores no cotidiano pedagógico de uma escola. Ela é composta de três momentos:

Momento 1: Leitura do texto; 
Momento 2: Elaborando o seu texto;
Momento 3: Discussão presencial com seus colegas e formadores.
Lábrea, 09 de junho de 2014-06-09
Introdução a Educação Digital
Grupo:
Maria de Nazaré Costa dos Santos
Flávio Marques de Lima
Atividade 1.1
Momento 2: Elaborando o seu Texto
Agora que você já terminou a leitura, pense numa (ou nas) escola(s)que você conhece que possui/possuem laboratórios de informática. Elabore, então, um pequeno texto descrevendo como as TIC são 
utilizadas. 
Considere os seguintes aspectos: 

• As TIC fazem parte do dia adia em sala de aula (computadores móveis, celulares) ou o uso se restringe ao laboratório? 
• Quem usa o laboratório? O que os alunos fazem no laboratório? Os alunos gostam de trabalhar com os computadores? 


Considere os seguintes aspectos: 

• As TIC fazem parte do dia a dia em sala de aula (computadores móveis, celulares) ou o uso se restringe ao laboratório? 
• Quem usa o laboratório? O que os alunos fazem no laboratório? Os alunos gostam de trabalhar com os computadores? 
• Foi ou não criada uma disciplina de informática na escola? 
• Que mudanças a chegada das TIC trouxe para essa escola em geral?

Resposta:
A tecnologia contribui muito para o processo ensino aprendizagem.
Somos conscientes da importância que a tecnologia tem no nosso dia-a-dia, não podemos ignorar sua existência, pois se encontra em todos os lugares, mais é necessário que a sociedade tome consciência que precisam se atualizar e caminhar conforme os avanços da tecnologia da informação e comunicação.
A tecnologia está inserida em nosso cotidiano e inclusive no ambiente escolar, a tecnologia permite abrir as escolas para o mundo e trazer o mundo para as escolas em tempo real.
No entanto a muito que mudar para chegarmos a essa realidade, é necessário investimentos financeiros, preparo e aperfeiçoamento profissional.
Conheço várias escolas que possui laboratório de informática e esse laboratório é usado apenas por alguns alunos para desenvolverem certas atividades exigidas por alguns educadores, pois são poucos os educadores que manuseiam esse tipo de ferramenta.
Mais o correto seria que o uso dessa ferramenta fosse para todos os alunos, entrando ai a inclusão digital, os alunos gostam de trabalhar com os computadores, pois é uma experiência nova, um computador na sala de aula modifica a forma de dar as aulas, pois o mesmo tem uma infinidade de informações e o papel doprofessor é fazer a mediação para que isso se torne conhecimento.
O aluno passaria a não depender tanto do professor e com um tempo de uso se tornaria autônomo, para que haja essas mudanças é necessário que o educador esteja atualizado a essas novas tecnologias, mais a maioria desses profissionais entram em pânico quando percebem que as novas tecnologias da informática e comunicação estão adentrando o espaço educacional em seus diferentes níveis.
O correto seria que fosse criada uma disciplina de informática nas escolas mais ao meu conhecimento em relação das escolas que conheço isso não existe, há necessidade sim de uma disciplina de informática, assim todos os alunos teriam acesso a essa tecnologia que revoluciona o mundo.
Alunos gostam de aulas dinâmicas que possibilitem uma maior participação deles, e usar o computador é uma forma de chamar a atenção dos estudantes, além disso, a internet quando bem utilizada pode ser uma boa fonte de informação.
A mudança que a tecnologia trouxe para a escola que conheço foi a facilidade que o professor tem de pesquisar algo a respeito de determinados assuntos que vai favorecer o seu trabalho em sala de aula como também baixar vídeos de incentivo para um determinado momento, mais isso poucos educadores fazem por falta de conhecimento.
No entanto vale ressaltar que estamos em processo de conhecimento sobre este novo momento, faz-se necessário então que nós educadores nos empenhemos em buscar e desenvolver essas novas habilidades em sala de aula, gerando assim aulas mais significativas e interessantes para ambas as partes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário